Uso de editor de apresentação (slides) como ferramenta pedagógica

04:52

Caros Cursistas,

Em nosso último encontro abordamos o uso de programas editores de apresentação com destaque para o IMPRESS o editor que acompanha a suíte de programas LibreOffice que faz parte do Linux Educacional.




Objetivos Específicos

  • identificar características da linguagem visual e os princípios de diagramação e design que devem estar presentes ao preparar uma apresentação; 
  • identificar a importância das etapas de planejamento em uma apresentação de slides, a importância do design, simplicidade e clareza na exposição de ideias; 
  • discutir sobre as possibilidades de uso das projeções multimídia na prática pedagógica; 
  • Aplicar alguns dos recursos de tratamento de imagens incluídos no Impress; 
  • Apresentar os recursos básicos do Slideshare, Prezi e Apresentações Google, ferramentas semelhantes utilizadas para edição de apresentações digitais, 

Planejamento do encontro:


  1. Apresentação de vídeo ilustrativo com dicas para elaboração de apresentações, 
  2. Criação de um primeiro slide com recursos básicos, tais como: inserir, excluir e apresentar slide, layouts, inserir texto e imagens e suas formatações. Páginas Mestre de imagens.
  3. Em continuidade passou-se a inserção de recursos um pouco mais avançados: animações e transições; inserção de hiperlinks internos e externos.
  4. Finalizando foram apresentadas diversas formas de salvar um arquivo de slides, com especial atenção as extensões reconhecidas no LibreOffice e no MSOffice, além do formato .PDF. Além disso foi apresentada uma forma de se copiar o trabalho para uma mídia removível, com um pen drive, por exemplo.

Avaliação:

Foi solicitado que as apresentações produzidas fossem enviadas ao formador, e uma nova apresentação fosse elaborada na ferramenta corresponde no Google Drive e também compartilhada com o professor formador.


Material Adicional:



Bom proveito.

You Might Also Like

0 comentários

Tecnologia do Blogger.

Popular Posts

Like us on Facebook